sábado, 26 de agosto de 2017

Speedometer 55 - Velocímetro para iPhone - Sobre Viagens, Trajetos, funcionamento em 2.o plano e acesso à sua localização


Quando for permitido trabalhar em segundo plano o speedometer 55 irá funcionar normalmente (alertas e registros serão feitos) mesmo que o app seja fechado para usar outros aplicativos ou mesmo fazer e receber chamadas.

Existem algumas configurações possíveis para o app trabalhar em segundo plano:

Primeiramente voce pode ativar ou desativar o funcionamento em segundo plano através do Menu:



Esta é a tela "default" do aplicativo. Nela voce acessa o Menu
(ícone na parte de cima indicado na foto ao lado).

Também acessa as "configurações gerais e avançadas" através do botão "!" - no canto superior esquerdo da tela.

E nesta tela voce pode iniciar uma viagem* (ícone "INÍCIO"). Iniciar uma viagem* significa iniciar o rastreamento e a gravação de todos os dados de sua viagem*.

Obs.: Mesmo sem iniciar uma viagem* o app poderá lhe alertar para velocidades acima do limite!


 Na próxima tela, se voce clicar em "Trabalhar em segundo plano" isto será ativado. Alertas de limite de velocidade irão funcionar e, se uma viagem* estiver ativa e iniciada os seus registros serão gravados normalmente (isto será melhor entendido mais abaixo).

Para desativar, acesse novamente Menu (irá notar que agora o ícone tem outro nome (Não trabalhar em segundo plano). Clique ali e o app não irá mais trabalhar em segundo plano - SE uma viagem* não estiver ativa!!!
 Entretanto existe outra configuração possível para que o app trabalhe em segundo plano.
Selecione "Configurações avançadas (!)".

E depois selecione "Modo em segundo plano".



Se a primeira opção for SIM, o app irá trabalhar em segundo plano SEMPRE, em qualquer situação ele estará lhe alertando sobre limite de velocidade.

Se a primeira opçao for NÃO então o app não irá trabalhar em segundo plano - e voce poderá fazê-lo trabalhar em segundo plano quando quiser através daquela opção MENU (conforme acima).

Se a primeira opção for NÃO e a segunda opção for SIM (exatamente conforme o exemplo da figura) então - se o app for aberto E VOCE INICIAR UMA VIAGEM*  (clicar no botão "INÍCIO") e então fechar o app - ele irá trabalhar em segundo plano !

Se a primeira opção for NÃO e a segunda também então ele não irá trabalhar em 2.o plano de jeito nenhum (mas voce pode facilmente ativar o 2.o plano simplesmente pelo Menu).



A configuração ideal para este autor é esta indicada nas fotos acima.


O app não trabalha em segundo plano se uma viagem* não for iniciada e passa a trabalhar em segundo plano se uma viagem* for iniciada.

E se uma viagem* não for iniciada (no caso de não se desejar gravar os dados dela) e for necessário que o app trabalhe em segundo plano, isto é feito pelo MENU (acionando "Trabalhar em segundo plano").











* Viagem tem um conceito importante no aplicativo. Uma viagem pode ser composta por apenas um Trajeto ou por vários Trajetos. Isto é feito para que voce possa, por exemplo, definir velocidades médias desejáveis para cada trecho da sua viagem. Ou para que possa ter dados detalhados de cada trecho (trajeto).


 Nenhum Trajeto da Viagem "Nova" foi iniciado.
Este é um caso em que, se as configurações de segundo plano estiverem conforme as fotos acima, o app não irá trabalhar em segundo plano e, se ele não estiver aberto, ele não estará usando sua localização (mesmo que tenha sido permitido acessso à sua localização "Sempre")


A viagem "27ago" está ativa. Dados desta viagem estão sendo gravados e o app irá trabalhar em segundo plano (se as configurações estiverem iguais as fotos acima) bem como estará acessando a sua localização (em primeiro ou em segundo plano).
Voce clicou no botão "Pausar" e a viagem foi pausada. Ela está ativa mas nenhum dado está sendo gravado pelo app. Isto é para o caso de voce não quiser que uma parada seja registrada nas estatísticas de tempo de duração da viagem, por exemplo.

Se você clicar no "Play" a viagem continuará, no mesmo trajeto.

Ao clicar no ícone da "bandeira" a viagem é interrompida (isto significa que um Trajeto foi registrado para aquela viagem). Voce poderá clicar no botão INÍCIO novamente e a viagem será continuada (e um novo Trajeto será gravado para a viagem "27ago") ou poderá criar uma nova viagem (Menu > Viagens).

Quanto ao "Acesso à sua localização" voce poderá a qualquer momento rever as configurações do seu aparelho (Ajustes > Privacidade > Acesso à sua localização > Speedometer). Quando voce seleciona "Sempre" (o ideal) voce deve saber que os dados de localização somente estarão sendo coletados quando o app estiver aberto ou quando for permitido ao app trabalhar em segundo plano. Mesmo respondendo "Sempre" se ele não estiver aberto ou não for permitido trabalhar em segundo plano, os dados de localização não estarão sendo monitorados! Além disto nenhum dado de localização deixa o seu dispositivo a menos que voce declaradamente decida compartilhar isto.

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário